Se suas dúvidas não foram esclarecidas nesta seção, entre em contato com nossa Central de Relacionamento. Será um prazer atendê-lo! Ligue gratuitamente no número 0800-770-9100 ou (11) 3371-9100.
Investimento
O que é fundo comum?
É a soma de todas as contribuições mensais feitas pelos consorciados e seus rendimentos, destinado para a compra dos bens pelos contemplados.
O que é fundo de reserva?
É uma contribuição extra paga pelos consorciados para cobrir algum eventual problema no fundo comum, como a inadimplência de um ou mais cotistas, e garantir a saúde financeira do grupo. Caso sobre algum recurso ao final do plano, esse dinheiro é devolvido proporcionalmente aos consorciados que cumprirem com todas as suas obrigações.
O que é taxa de administração?
É o valor pago pelo consorciado ao Consórcio Viviani pelo serviço de formação, organização e administração do grupo pelo tempo pré-estabelecido em contrato.
Como funcionam os pagamentos?
Todos os meses o consorciado recebe um boleto que pode ser pago em qualquer agência bancária até a data do vencimento. Nesse documento estão também a descrição completa de sua situação no grupo e as datas das assembleias. Por isso, mantenha seu endereço sempre atualizado com o Consórcio Viviani.
Como são compostas as prestações e seus prazos?
As prestações correspondem à soma dos valores do fundo comum, do fundo de reserva, do seguro de vida (se contratado) e da taxa de administração. Quanto ao prazo de pagamento, ele é pré-estabelecido em contrato.
Como é feito o pagamento das parcelas?
Por boleto bancário. É importante ficar atento às datas de vencimento para poder participar dos sorteios.
Posso antecipar o pagamento?
Sim. No Consórcio Viviani, o cotista pode fazer isso pela ordem inversa. Ou seja: pode-se quitar as parcelas da última para a mais próxima da data atual. Antecipar as parcelas, entretanto, não implica na contemplação do bem.
Exemplo: A antecipação de duas parcelas num grupo de 60 meses é feita com a quitação das parcelas de número 60 e 59. Se forem pagas com base no valor vigente na assembleia em que foi feita a antecipação, qualquer reajuste no valor do bem incidirá nas parcelas restantes. A Central de Atendimento do Consórcio Viviani está pronta para oferecer toda a orientação necessária para quem quer antecipar o pagamento das parcelas. Basta ligar gratuitamente para 0800-770-9100 e diminuir o tempo de seu consórcio.
O que acontece em caso de atraso no pagamento?
O consorciado não contemplado que não fizer o pagamento de seu boleto em dia não poderá participar dos sorteios até que regularize a situação. Se o atraso em uma das parcelas chegar a mais de 60 dias, a cota poderá ser cancelada. O consorciado contemplado poderá ter a contemplação cancelada. Se já estiver em posse do veículo e o atraso for superior a 30 dias, a administradora poderá executar as garantias previstas em contrato.
É importante ressaltar que o não recebimento do boleto não desobriga o pagamento da prestação. A data de vencimento é fixa e está prevista em contrato. Se não receber seu boleto, o consorciado deve solicitar a segunda via por meio da Central de Atendimento ao Cliente do Consórcio Viviani pelo telefone (11) 3371-9100.
Há algum tipo de reajuste nas parcelas?
Só há reajuste no valor das parcelas se houver mudança no preço do veículo por parte da montadora. Isso está previsto em contrato e pode ocorrer tanto para mais quanto para menos, de acordo com a alteração no preço do carro.
Como solicitar a segunda via do boleto bancário?
Basta entrar em contato com a Central de Atendimento do Consórcio Viviani pelo telefone (11) 3371-9100.
É possível fazer a transferência de cotas?
Para transferir sua cota para outra pessoa, é preciso estar em dia com o pagamento das prestações e ter a autorização expressa do Consórcio Viviani. A solicitação deverá ser feita na Central de Relacionamento, que passará todas as instruções.